Um desses dias navegando pelo feed de notícias do facebook me chamou a atenção o link que uma outra cachola, amiga de infância, compartilhou: Inventário de tipos humanos. Curiosa, resolvi clicar e conhecer o tal inventário... e qual a minha surpresa ao ver um trabalho genial: desenhos e frases poéticos, divertidos, instigantes... perfis surreais e completamente plausíveis... um achado! E me surpreendi ainda mais ao descobrir que naquele momento a autora, Verônica, só tinha completado 17 voltas ao redor do sol, hoje ela já tem 18.  Fiquei estupefacta! Imediatamente decidi escrever para essa garota de ideias tão maduras.

Já sabia que talvez não obtivesse resposta, afinal, ela afirma contundentemente em seu perfil que costuma ser relutante em dar informações pessoais. Mesmo assim, arrisquei...expliquei um pouco sobre os objetivos do blog, comentando que acreditava que o seu trabalho era uma excelente referência para trabalhar o desenho na escola, principalmente com o público adolescente. E ela, simpaticamente, me respondeu: "Seria um prazer colaborar com isto. O que exatamente você quer que eu conte?"

Dessa primeira conversação surgiram algumas perguntas que levou a essa breve e-entrevista.



Verônica, já vi que você não gosta muito de falar de você, mas seria interessante que você contasse um pouco a sua historia e os seus interesses, os planos de futuro nas próximas voltas ao sol...etc, apesar de não parecer isso é importante para que as pessoas entendam a tua proposta ;)
Nesse caso, nem caso, Verônica realmente não fala sobre ela. Respeito.

Em relação a tua produção como desenhista/ilustradora listo algumas coisas que tenho curiosidade em saber, mas pode ser que você tenha algo mais a dizer que não esteja na lista ou que ao contrário acha que não tem relevância....
Quando começou?
Comecei o projeto no final dos meus 13 anos, começo dos 14.

O que te levou a fazer esse inventário - quem são esses tipos humanos, eles existem realmente?
Olhar para pessoas e imaginar coisas da vida delas foi algo que sempre fiz. O processo de começar a desenhar isso nao tem bem uma razão. Só aconteceu.

São criações? Ou um mix de realidade e ficção?
Normalmente os desenhos são todos criações. Alguns ha um mix de realidade e ficçao. Um dos mais surreias até, é um caso verdadeiro. Eu alterei a idade e a aparencia. Mas a historia da Mira (a menina que chorava quando chovia porque tinha medo que seu pai caisse) realmente existe, por exemplo.




Os desenhos são de observação ou de memória? Que materiais você usa?
Os desenhos são todos "de cabeça" uso de tudo que eu achar. Aquarela, pastel, lapis de cor, caneta design, lapis, caneta esferografica, caneta nanquim... tudo.

Desenho realizado atrás uma rifa,
que Verônica tem que vender...
Vi que você desenha em todo tipo de suporte de páginas de agenda ao verso de uma rifa... isso significa que você está sempre desenhando?
Não só significa que estou sempre desenhando como também que geralmeente nao escolho a hora para desenhar.

Você sempre gostou de desenhar? Acredita que houve algum motivo que te estimulou a ser uma desenhista, alguma(s) pessoa(s) em particular foram responsáveis por esse processo?
Sempre gostei de desenhar. É tão "sempre" que nem lembro quando começou. Minha mãe é ilustradora, então acho que em casa tive um certo incentivo, apesar de que segundo ela "Santo de casa nao faz milagre" e nunca me ensinou nem uma coisinha sobre desenho . E minha prima. Eramos muito amigas quando mais novas e desenhavamos muito, tiravamos parte do dia para ficar deitadas no chão, desenhando. Ainda por cima ela desenhava melhor do que eu e isso me dava uma vontade incrível de supera-la.Para criança tudo é competição. Tive aula por uns 2 anos de desenho de observação com dois professores diferentes: A Julia e o Rafa, eram irmãos. Eles me ajudavam muito. 

Eu penso que você seria uma ótima ilustradora de livros, já pensaste em fazer algo nesse sentido? 
Penso em ser ilustradora as vezes... mas nao sei. Vou deixar a vida me levar.

Você já ouviu falar nos livros de artista? Acredito que o teu trabalho ficaria ótimo nesse formato.
Não, nunca ouvi falar. O que é livros de artista? 
[Enviei a Verônica o link do catálogo "Tendências do livro de artista no Brasil" e uma breve definição:
"Os livros de artista são livros produzidos por artistas, na sua maioria para manuseio direto, assim possibilitando uma aproximação física, tatil e visual com a produção artística. Os livros de artista são sempre edições especiais, podendo o artista fazer edição de exemplar único ou múltiplos exemplares. Os livros de artista são espaços de criação, onde se exploram vários tipos de narrativas, são locais privilegiados para experiências plásticas, no livro de artista é possível fazer uso de várias linguagens poéticas (artes visuais, poesia, literatura ...) somando e criando interligações de tempo e espaço, tempo e movimento. É de extrema importância o desenho das palavras, as palavras como imagens, as imagens como palavras, com igual relevância poética. (Constança Lucas)]




Você tem preferencia pela publicação de algumas imagens no post? 
Escolha a imagem que você preferir. Só não gosto muito do desenho da Flora, do Jorge e do José. Mas se quiser por eles... pode também.

Me passe também links que você gostaria que eu colocasse no post (vou colocar o tumblr Inventário de tipos humanos e a página do FB facebook.com/ValsadeErros)
Tem o tumblr dos meus desenhos que é valsa-dos-erros, é basicamente isso.
Espero te ajudado.

E  como ajudou... obrigada Verônica pela disponibilidade em contribuir com o Cachola Mágica.
Espero que os arte-educadores se motivem com o seu trabalho. 



Facebook Comments